light gazing, ışığa bakmak

Thursday, August 13, 2015

a lenda de Arap Baba

Arap Baba está sepultado na pequena mesquita com o mesmo nome em Harput, uma cidade na Anatólia oriental no vale do Eufrates. Harput é uma antiga cidadela, a "fortaleza de rocha", que domina o planalto de Elazığ, 1067 metros acima do nível do mar. Os mais antigos habitantes de Harput, e talvez os seus fundadores, viveram há quatro mil anos. O túmulo de Arap Baba é um local de peregrinação: A múmia de Arap Baba é destapada e mostrada a visitantes de toda a Anatólia e de muitos outros pontos do mundo.
A cabeça de Arap Baba foi cortada e pensa-se que a cabeça que hoje se pode ver em Harput não pertence a Arap Baba. A lenda sobre esta cabeça é a seguinte: houve um ano em que não choveu em toda a região e por isso as pessoas estavam numa triste condição. Uma certa noite, uma mulher chamada Selvi que vivia perto do túmulo sonhou que se Arap Baba fosse decapitado e a cabeça atirada ao rio, voltaria a chover. No dia seguinte a mulher contou o seu sonho a toda a gente e o povo organizou-se para cortar a cabeça ao morto e atirá-la ao rio. Coincidência ou não, começou a chover e a chuva continuou durante quarenta dias e quarenta noites, o que provocou grandes inundações, as terras aráveis de Harput transformaram-se num grande lago. Selvi sonhou de novo com Arap Baba e ele disse-lhe: "Encontra a minha cabeça e volta a pô-la no sítio". No dia seguinte Selvi contou o seu sonho e todos se organizaram para encontrar a cabeça do morto. Assim que a encontraram, devolveram-na ao corpo e a chuva parou. Nunca mais o corpo de Arap Baba voltou a estar sem cabeça.

A história pode parecer impossível mas o difícil é distinguir a realidade da lenda. Em muitos locais e em várias alturas as lendas são as realidades. A múmia de Arap Baba tem setecentos anos.

foto daqui
.
a história é uma das que encontrei em A Cookery Tale.

No comments:

 
Share