light gazing, ışığa bakmak

Sunday, February 14, 2016

"İlk aşk deneyimi bütün bir hayatı belirler mi? Yoksa kaderimizi çizen tarihin ve efsanelerin gücü müdür yalnızca?" (Pamuk)



saiu na terça-feira o último livro do autor que vai estar hoje a dar autógrafos numa livraria de İstanbul, the read haired woman, a mulher de cabelo vermelho ou a ruiva, o que faz o título perder duas palavras; muito. bem gostaria de traduzir dolorosamente, cada frase uma meia hora, mas por enquanto digerem-se as reviews que serão muitas nestes dias. é possível mudar o seu destino, é possível que algum momento faça desviar o curso do tempo; ou este já estava definido há muito? as duas coisas, não será?
depois de Mevlut, o herói gentil dos 'dispossessed', o que deu a voz aos sem-voz (uma voz literal e sem ideologia) fez restar horas de entrevistas feitas na cidade. destas horas sobraram minutos para as agora 200 páginas que misturam o homem que abre poços de água com o enredo literário da história. cavar fundo na terra em busca de água, viajar fundo no tempo para encontrar as raízes e as razões de ser. de novo: é possível mudar o seu destino ou ele é apenas o jorrar da água empurrada pelas camadas de passado dos que nos precederam na cadeia do tempo?



No comments:

 
Share