light gazing, ışığa bakmak

Monday, May 23, 2016

speck of dust


Bir avuç toprak
Biraz da suyu ben...
Neyimle övüneyim işte buyum ben.

A handful of soil
A little bit of water, me...
With what am I here bragging.

Uma mão cheia de terra
Um pouco de água, sou eu.
Aqui estou eu, a gabar-me de quê.

Yunuz Emre

sufi e nascido em 1240, há um tempinho, na mesma faixa temporal das cantigas de amigo galaico-portuguesas. com o despojamento característico dos sufis. simpatizo muito com os sufis, sobretudo porque são pacifistas, mas até um ponto. em geral tendo a simpatizar com as ideias de despojamento, mas até um ponto.
e já agora na mesma faixa temporal deste lindo caravanserai da Cappadocia, construído em 1259. 500 quilómetros separam Eskisehir, local de nascimento do poeta sufi, e o local deste abrigo de viajantes. para continuar o paralelo: cerca de 100 anos antes foi iniciada a construção desse maravilhoso tesouro mal tratado de Portugal, o convento de Alcobaça. em meados de duzentos estavam os monges a tentar educar a população da área circundante: a primeira escola pública, de 1269. despojamento, assim é verdade que em geral tendo a simpatizar com essa ideia.







No comments:

 
Share