light gazing, ışığa bakmak

Thursday, July 19, 2007

Han-Shan na Cavalo de Ferro

Vergonhoso seria ter uma Feira do Livro no centro de Cascais e não dar lá um pulinho... Foi o que fiz hoje, de fugida. Ultimamente ando com sorte... Esbarro com coisas boas a cada esquina. A profecia concretizou-se de novo. O primeiro stand por que passei fez-me logo parar. Fiquei por ali. Era o stand da Cavalo de Ferro, uma editora relativamente recente, com cerca de cinco anos. Dedicada à "tradução e publicação de literatura estrangeira em Portugal", assim como a publicação de alguns livros de arte, quase todos com a colaboração de Paula Rego.

Se nem fosse por mais nada, o Manifesto Editorial tinha-me logo apanhado...

"let's start a publishing house

to hell with small literature

we want something redblooded

lousy with pure

reeking with stark

and fearlessly obscene


but really clean

get what I mean

let's not spoil it

let's make it serious

something authentic and delirious

you know something genuine like a mark

in a toilet

graced with guts and gutted

with grace"


squeeze your nuts and open your face.

Não diz no livro, mas no site. O poema é de e.e.cummings, "No thanks" (1935) e foi adaptado por Diogo Madre Deus. Para mim, mais que perfeito.

Mas esqueço-me de Han-Shan, um dos livros que comprei. É "O Vagabundo do Dharma, 25 poemas de Han-Shan", com caligrafias de Li Kwok-Wing, tradução do chinês de Jacques Pimpaneau e versões poéticas de Ana Hatherly, minha favorita ao longe através dos anos. Toda a informaçãosobre este livro aqui, no blogue Porosidade Etérea da Inês Ramos. Deixo uma pedra branca de Hansel e Gretel... Quem quiser pode apanhar.

"As montanhas acumuladas a água jorrando

A bruma núvens rosadas envolvendo o verde iris

O vapor de água acaricia e molha a minha touca de gaze

O orvalho humedece a minha capa de palha

As minhas sandálias de peregrino escorregam

Na mão seguro um velho ramo de junco

Contemplo ainda a poeira do mundo exterior:

Na esfera do sonho que faria eu de novo?"

(Han-Shan)




Zen Study 3 (Early State), 1990, Brice Marden. Da série "Cold Mountain".


---

Feira do Livro de Cascais:

Para visitar até 30 de Julho, no Jardim Visconde da Luz.

De 2ª a 5ª feira, das 18h às 24h00.

De 6ª a Domingo das 17h às 24h00.

No comments:

 
Share