light gazing, ışığa bakmak

Friday, January 18, 2008

Gémeo Luís: branco no preto

Descobri Gémeo Luís, outro nome para Luís Mendonça, por aí. As suas imagens não fossem já delirantes, ainda têm o desplante de o ser em recorte, a arma do crime um x-acto. O branco no preto de um grande ilustrador que me deixou sem palavras. Um post para ir completando, mas um site para ir ver já, já.


"As ilustrações de Gémeo Luís, professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, são recortadas em papel "kraft" e imprimem forte movimento à imagem, como se os desenhos dançassem ou tivessem sido lançados ao vento. O fascínio por esta técnica foi reforçado durante a sua permanência em Macau, quando ali esteve três anos para implantar o curso de Design, a convite da Faculdade de Belas-Artes." Um texto do Alcameh, inteiro aqui.




Publicado por esta e por aquela editora, mas acima de tudo auto-publicado.


"Los recortes más bonitos que he visto nunca los hace Gémeo Luís." Disse Hiberno en Invierno.
Concordo!


"Algúns xa sabíamos que é o mellor deseñador de Portugal. Agora veñen confirmalo. Unha tarde de hai un ano, nesta mesma altura, pasei unha tarde de calor no xardín da súa casa de Porto. Sentamos ao abeiro dunha árbore, comendo ameixas e bebendo auga fresca do pozo. Tamén falamos de deseño (design, britanizan eles), amosoume as coidadas siluetas recortadas que agora lle valeron o recoñecemento e me agasallou cunha manchea de libros. Un tipo estupendo.", disse Cabaret Voltaire.


Outros desenhos, aqui. O site, aqui.

1 comment:

Anonymous said...

Olá Ana
continuas com uma actividade fustigante. Gémeo Luís. Desconhecia. Fazes-me bem. És uma espécie de antídoto contra a monotonia. Cor. aqueles arabescos com ar de vento neles. As coisas que se fazem para parecer que temos a vida que passa por nós e não é nossa. Que só usamos.

 
Share