light gazing, ışığa bakmak

Friday, March 7, 2008

do horóscopo para o corpo para a política: ainda a vertigem das palavras

Tem a ossatura sólida das mulheres do tipo Sagitário (cf. Elle, Horoscope, Prof. Trintzius...), signo mutável que predispõe ao repouso e ao ar livre. Mas a presença benéfica de Júpiter não elimina nela alguns sinais indiscutíveis de Marte (seguramente por ter nascido muito próxima do Escorpião), o que resulta com frequência em felizes associações. Seios opiniosos num tronco repousado, nariz determinado e audaz num rosto contemplativo, são oposições características das mulheres deste signo de fogo que governa sobretudo a região das coxas, e Maria das Mercês não desmente a regra. Tacteia o ventre, as pernas, demora-se no vinco do slip, ali onde se delimita um rebelde areal que se alteia gentilmente, recoberto e um tanto agreste de toque; e desse promontório breve, rosa negra, duna eriçada, partem dois rios irmãos que são as pernas em livre e consciente harmonia. Tais hastes, demonstram-no as vidraças, têm o deslizar contenso da luz outonal; sendo firmes e bem definidas, iluminam envolvendo, e são amáveis - porém sucintas. Sem retórica, classifico-as eu, recordando-me do artigo de fundo do jornal que li ao jantar.

D'O Delfim
José Cardoso Pires

Como tudo pode ser objecto literário. O Delfim, que vou descobrindo devagar mas com prazer, é sem dúvida um dos melhores romances escritos em português - na minha opinião (e não só). O prazer da leitura é avassalador, se é que me é permitido usar uma palavra tão pomposa e dramática para uma escrita tão económica e contida. Cada frase, mil sentidos/meanings, muitos planos que se cruzam e avançam paralelamente. O simultâneo de sítios e de estados de espírito é vertiginoso, talvez isso o que me atrai mais neste livro. Por outro lado, o escritor expõe-se como raramente vejo, expõe-se até ao âmago do que é, está lá todo, cru e cruel o seu olhar sobre os outros.

Aqui, Maria das Mercês, sozinha no quarto, lê uma revista feminina e entretém-se com os testes de cruzinha e com o horóscopo. Enquanto a mulher se olha nua, depois de ter posto a revista de lado, o escritor-voyeur do outro lado, no seu próprio quarto, olha-a e descreve-lhe o corpo, que "ambos" admiram ao espelho, partindo da revista que ela leu. Ela, pensamos nós. Mas afinal foi ele, escritor, que leu o horóscopo, o qual compara, num breve gesto de génio: ao "artigo de fundo do jornal". A frase mais corrosiva que já li sobre a qualidade da imprensa e que, desgraçadamente, poderíamos aplicar, ainda hoje, a uma enorme parte da imprensa escrita portuguesa. As pernas sem retórica de Maria das Mercês.

Só para que se veja: o texto d'O Delfim, acima, tem 179 palavras. O texto ranhozeco que sobre ele escrevi tem 240. O que eu adoro quando isto acontece: não o que escrevo, obviamente, mas quando leio uma coisa assim.

3 comments:

Anonymous said...

Gosto do Delfim e gosto da tua descrição ,não intrusiva e serena

Anonymous said...

Meiadeleite, vais desculpar-me pela transcrição que aqui te deixo, mas que no momento presente assim me apetece que fique.
Na valsa lenta que é a vida, por vezes uma "morte branca" seria necessária para reflectirmos no porquê da nossa existência.

"“De resto, a desmemória não só o isolou da realidade objectiva, como o destituiu, pode dizer-se, de sentimentos. Perdeu os estímulos de aproximação porque, sem a consciência da identidade que nos posiciona e nos define num framework de experiências e de valores, ninguém pode ser sensível à valia humana do semelhante. As suas virtudes ou os seus males só podem ser reconhecidos como significantes sentimentais em contraponto com a consciência da nossa identidade, isto é, com a tradição da comunicação que praticamos com a sociedade e com a nossa memória cultural. A ele tal coisa estava-lhe vedada, memória onde tu já ias. Daí a total indiferença em que navegava à tona das comoções e dos afectos, uma indiferença extrema que, sucedesse o que sucedesse , não o levava a perturbar nem ao de leve a disciplina do ambiente. Na verdade, não sabia de todo onde se encontrava, a razão era essa.”
(José Cardoso Pires in De Profundis, Valsa Lenta)

Ana V. said...

Gossip, nem desculpas nem nada, a tua presença surpreende-me e merece honra de tapete vermelho.
Não se ama sem se saber quem se é, amar-odiar no sentido mais geral. E se bem que a do Cardoso Pires foi bem real, são os momentos de "morte branca", ou os de voltar à vida - uns sem os outros não valem, que nos definem. "Nos", bem seja dito, quem os tem. Obrigada pela transcrição: para ti, todas as que quiseres.

 
Share