via Inês de Oliveira (obrigada), ilustradora seguida neste blogue, chega-me a informação sobre a Mostra Internacional de Ilustração "Sonhos com Moldura". Comissariada por Gémeo Luís, ilustrador-recortista inacreditável de perder o ar, esta exposição está aberta ao público nos Paços da Cultura, em S. João da Madeira até dia 8 de Março. São 127 ilustradores, portugueses e estrangeiros. Pela lista de nomes, abaixo, noto que muitos são repetentes da exposição também organizada por Gémeo Luís o ano passado no Barreiro, 2008 Voltas do Carrossel. Noto também que a extensa lista de ilustradores portugueses inclui nomes importantes da ilustração em Portugal e que reflectem o que de melhor se faz no nosso país nesta área: André Letria, Fernanda Fragateiro, Inês de Oliveira, João Caetano, Marta Torrão e o próprio Gémeo Luís, só para listar alguns dos meus favoritos pessoais. Faltam, mais uma vez no campo muito pessoal, Danuta Wojciechowska e ainda Paulo Galindro sobre quem ando para escrever qualquer coisa há muito tempo (um piscar de olhos aqui).
Do texto da exposição: "Esta mostra internacional de ilustradores e artistas abarca uma grande quantidade de autores, entre consagrados e novas afirmações, incontornáveis na ilustração para a infância e não só. Autores que o designer e ilustrador foi reunindo através das suas iniciativas em torno dos livros. Trata-se de uma exposição de grandes proporções, quer em qualidade quer em quantidade, quer ainda em diversidade. É uma daquelas raras oportunidades para mergulhar num universo alargado de imagens, para aprender, descobrir, sonhar: sonhos preenchidos de formas e cores, histórias irrequietas, personagens sem fim. Uma exposição imperdível, uma experiência inesquecível."
light gazing, ışığa bakmak
Wednesday, February 4, 2009
"Sonhos com Moldura" em S. João da Madeira, mostra internacional de ilustração
Resta-me esperar poder visitar este espaço nos próximos dois meses. Gémeo Luís merece que o público responda à sua iniciativa; pena teria eu se esta exposição se ficasse por S. João da Madeira e não viajasse pelo país. Com tantas salas de exposição que temos parece-me no mínimo estranho que uma iniciativa desta qualidade esteja circunscrita no espaço Norte durante um período de dois meses. Aqui mesmo para os meus lados está a Câmara Municipal de Oeiras, em geral bastante activa e dinâmica na sua política cultural e com bastantes espaços para acolher um evento deste tipo.
(ilustração acima de Fátima Afonso)
Publicado por Ana V. às 10:34 PM
TAGS Ilustração
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
6 comments:
São João da Madeira tem sido uma cidade muito meiguinha para a ilustração ultimamente..
Já em Novembro tinha sido a Ilustração no Feminino, nos Paços da Cultura - com uma nota extremamente positiva e comigo, que estou completamente por fora da área, a sentir.me absolutamente seduzida.. As coisas quando bem organizadas e feitas com carinho resultam sempre muito bem.
Agora estou à espera de saber também de novidades sobre o próximo encontro de ilustração, já no feminino e masculino. Diziam que lá para Maio.. mas esta mostra vai sem dúvida aguçar o apetite.
E lá está.. tudo a mexer.se no sentido da tal Associação Nacional de Ilustradores, projecto de que tanto se falou no último (e primeiro) encontro.
Eu por mim estou sempre pronta para um piscar de olhos que me leve a pensar e verbalizar as coisas de outros modos.
=o)))
;)) achei que ias gostar da piscadela. e cheira-me que há ilustradores no concelho. :) uma área fascinante e a crescer. vamos ver como tudo se desenrola com a tal crise, estes bens afinal são considerados por muitos não essenciais. beijinho :)
Pelo que vi e ouvi nos corredores, pelo menos a Comissária do encontro, Sylviane Rigolet, pareceu.me uma pessoa muito activa e empenhada nestas coisas. E pelos vistos muito querida das ilustradoras, o que já é meio caminho andado.. Também fiquei admirada por a iniciativa partir dali, e pelos vistos estar mesmo a pegar ali, mas ainda bem, e que se não for só por amor à arte que permita que as várias formas de contar tantas histórias toquem a todos.
Que grande piscadela de olho, isso foi. =oP
Amanhã já chego e vou procurar O Regional (sai às quintas) no Salvador, para saber mais novidades.
Um Salvador muito literal :)
Ahahah até demais.
Já uma vez nos Salvou uma ida ao Continente por já não termos água em casa, quando "despachou" uns sumos que iam passar da validade, não podia vender e era chato deitar fora. Esta semana eu andava com desejo de Santal Rad.. não se lembra ele, sem saber, de nos dar mais uns sumos, desta vez Santal? :D
Depois há as conversas surreais "quanto é que eu vos costumo cobrar pelo croissant misto? é que não me apetece ir à registadora, já não uso daquilo", os puxões de braço quando passo por alguém quando vou a caminho de pousar os jornais no sítio, enfim, o normal em qualquer café de Portugal. Cof. :D
Qualquer dia ainda escrevo um poema ao Salvador. Salvador, salvador, és um esplendor.
Este poema também tem estrelinhas? :D
ah ah ah :))) as estrelinhas é ali ao lado, aqui é só cometas!
Post a Comment