light gazing, ışığa bakmak

Sunday, March 15, 2009

ultimamente

tenho andado entretida com a ideia de linhas, ultrapassando um pouco os squares recentes. em palavras, encontro as linhas não só nas homónimas, as frases, linhas do discurso, linha da narrativa, papel de vinte e cinco linhas (e "estampilha fiscal da taxa de trinta escudos"), mas também na linha da voz. há uma semana que a Voz Humana de Jean Cocteau por meio de Ingrid Bergman não me sai da cabeça. 

outra linha, fundamental para o ler, e para que eu não me esqueça da citação: "O belo não é apenas uma categoria do estético, podemos encontrá-lo também na acção moral.", J. Saramago daqui por via da popelina. nem sempre, pois, mas muitas vezes. a tal palavra "compaixão" que encontrei em Saramago há tempos e que faz todo o sentido para mim (este texto é um pequeno paradigma do mundo do escritor). diria que há estética com ética muitas vezes mas nem sempre e certamente vice-versa.

No comments:

 
Share