light gazing, ışığa bakmak

Friday, October 2, 2009

les voitures d'eau

o filme, daqui.

"Terceira longa metragem de Pierre Perrault na Ilha de Coudres, Les Voitures d'eau aborda o problema dos construtores e navegadores de escunas de madeira, com a chegada dos barcos de ferro, da concorrência internacional e dos monopólios. Homens do mar, tão hábeis nos actos quanto nas palavras, os capitães das últimas escunas do rio, vivem o fim de uma era artesanal na qual os seus filhos dificilmente encontrarão um lugar. A primeira parte do filme teoriza os conhecimentos e as riquezas humanas e verbais ligadas à ciência dos barcos de madeira. A segunda parte, resultado de um ano trágico de navegação do St. Laurence, coloca questões maiores de integração económica e política dos Canadianos franceses.

“Se tivesse uma sugestão para dar um nome ao teu filme, sugeria que lhe chamasses: A AGONIA DAS ESCUNAS: uma agonia prolongada, como se pode dizer… Persistimos para que durem tanto tempo quanto possível, mas é um esforço sobre-humano aquele que fazemos, com todos os inconvenientes de hoje em dia, com todas as misérias, com a concorrência dos transportes terrestres, AS GREVES! uma depois da outra! são todos esses inconvenientes que conduzem… à idade das nossas velhas escunas e depois não se construirão outras! quer dizer… a Montcalm, que é parecida com a minha! têm a mesma idade; é mesmo mais velha que a minha! vão restar três, quatro que vão sobreviver porque foram construídas uma dezena de anos depois das outras, vão sobreviver se conseguirem… vão permanecer boas mas…se lhes resta trabalho, é trabalho que desaparece: não podemos concorrer com os grandes barcos.” (Dos diálogos do filme)

“Este filme constitui o terceiro volume do tríptico composto por Pour la suite du monde e por Régne du Jour. Mas é-o apenas na aparência: no fundo estes três filmes relevam de uma mesma visão do poeta. Les Voitures d'eau em particular é a conclusão de um longo trabalho de selecção e de montagem (o filme terminado não representa mais do que vinte por cento do que foi filmado): a partir de numerosas bobines consagradas aos construtores de escunas de madeira (goélette de bois), Perrault fez um poema didáctico e elegíaco, à semelhança das Geórgicas ou das Bucólicas de Virgílio. Perrault assemelha-se de resto a Vírgilio de outra forma: o mundo que ele fixa em película - com a mesma paciência e impaciência com que os pintores egípcios de há três mil anos o fixavam nos painéis castanhos das mastabas -, é uma imensidão que morre. Os protagonistas do filme - Éloi, Laurent - aspiram à reforma, onde se irão juntar aos heróis já míticos dos primeiros filmes de Perrault. Os jovens, que aparecem raramente no filme, quando falam, fazem-no com a inquietude ou a amargura de Melibeu na primeira bucólica: dulcia linquimus arva... (Abandonemos os nossos queridos campos.) Les Voitures d'eau é a última etapa de um processo emocionante e desesperado: voltar a dar vida ao que agoniza, pela e através da arte; transformar, como dizia Valéry, "aquilo que passa, naquilo que dura". Aí, Perrault reencontra por instinto a essência do cinema, que é, como dizia admiravelmente Bazin, ser "a múmia da transformação". (Dominique Noguez, Le Cinéma)" daqui. pela Cristina.

e fica bem com este.

1 comment:

Anonymous said...

I am from Taiwan! Si vous voulez visiter Taiwan, bienvenue sur mon site et des visites Zhijiao, je vais proposer divers types de visites guidées et visites guidées ...

I am from Taiwan! If you want to visit Taiwan, welcome to my site visits and Zhijiao, I will provide various guided tours and guided tours .

Ich komme aus Taiwan! Wenn Sie nach Taiwan besuchen möchten, herzlich willkommen auf meiner Besuche vor Ort und Zhijiao, werde ich verschiedene geführte Touren bieten und Führungen ...

高雄旅遊
墾丁旅遊
阿里山旅遊
日月潭旅遊
清境旅遊
包車旅遊
高雄一日遊
墾丁一日遊
台南一日遊
租車旅遊

 
Share