light gazing, ışığa bakmak

Sunday, July 11, 2010

Madrid (e o rei sentado)

em ritmo quase lento, acabo de ver o primeiro boarding pass, um programa da sic mulher que inaugurou em Madrid. não resisti a rever tantos sítios por onde passei recentemente, passagem breve mas que vou recordar sempre e sempre, agradavelmente. outros que falhei. imperdoável não tirarem a foto à sombra do cavaleiro andante, fazendo companhia a japoneses e espanhóis de outros pontos do país à procura do umbigo da Espanha. a vista da piscina do Hotel Emperador em plena Gran Via e o bater nas tábuas, não do touro ou dos cavalos, mas dos sapatos do flamenco. Vila-Matas, que quase acabo, anuncia o fim do mundo às mãos turísticas e às multidões que se enfileiram para tirar o retrato junto aos símbolos esvaziados da nacionalidade. que estupidificámos todos e a civilização como a conhecíamos está para acabar. vou sempre preferindo os mojitos e os catálogos dos museus e os leques, sinais de que se pode andar em paz por estas ruas. novos edifícios e o mercado restaurado (o património restaurado mercantilmente para a oferta e a procura). nem creio que o franchising, o marketing e as grandes superfícies exterminem o pensamento livre de quem o pratica. pela página duzentos e cinquenta e seis, reclamo e revolto-me à base de doces.


Figuritas de Mazapán

o quê: meio quilo de amêndoas, meio quilo de açúcar fino, seis gemas de ovo e um ovo batido, dizem que funciona.

como: moer finamente as amêndoas e misturar o açúcar. juntar as gemas pouco a pouco. amassar bem até obter uma massa compacta e estendê-la sobre uma superfície polvilhada com açúcar. formar as figuras , colocá-las num tabuleiro de ir ao forno e pincelar com o ovo batido. deixar no forno a 230º até estarem ligeiramente douradas.

- - -

aqui, outra versão sem gemas. "El origen del mazapán se atribuye al término árabe “mantha-ban”, que quiere decir “rey sentado”, ya que los primeros mazapanes que se conocen en España llevan impresa esta figura, detalle adjudicable al mestizaje arábigo-español, porque en la cultura islámica no se permitían, por lo general, representaciones de figuras humanas ni animales", daqui). --"La primera cita de un postre similar se remonta a Grecia".. (daqui)

No comments:

 
Share