estou entre felinos, ou melhor, felinas: entre a leoa do Mia Couto (afinal uma história que funde os tais factos reais com as histórias das pesquisas antropológicas do escritor, com a defesa da mulher, com uma nova ironia e auto-referência). talvez pela dor de dentes feroz que me acompanhou nos três capítulos finais, não os achei muito claros. talvez preferisse que não tivesse existido uma Luzilia, não sei bem. dizia: entre a leoa de Mia Couto e a felina de Sepúlveda, esta última num oposto divertido: se Mia Couto fosse a sobremesa, Sepúlveda seria o arroz de lampreia. delicadeza-brutalidade.
um como o outro: contadores de histórias.
"No momento não entendi. Mas depois Luzilia explica: na língua de Manila o termo Kusungabanga significa "fechar à faca". Antes de imigrar para trabalhar há homens que costuram a vagina da mulher com agulha e linha. Muitas mulheres contraem infecções. No caso de Martina Baleiro, essa infecção foi fatal."
Mia Couto n'A Confissão da Leoa.
para ver aqui também. está bem, aqui não foi assim tão doce. assim é a violência de Mia Couto: uma violência escondida em palavras doces.
- - -
"Os textos de história pareceram-lhe um chorrilho de mentiras. Era lá possível que aqueles senhorecos pálidos, de luvas até aos cotovelos e apertados calções de saltimbancos, fossem capazes de ganhar batalhas. Bastava vê-los de caracolinhos de cabelo bem cuidados, agitados pelo vento, para perceber que aqueles tipos não eram capazes de matar uma mosca. De tal maneira que os episódios históricos foram desprezados pelos seus gostos de leitor."
Luis Sepúlveda em O Velho que Lia Romances de Amor.
senhorecos e caracolinhos. não deixa de ter piada para quem não se deixa enganar por faixas e bandeiras. até porque, finalmente e depois de tudo dito, a primeira frase continua a ser muito verdadeira. a história tem tantas mentiras como o corpo tem água.
light gazing, ışığa bakmak
Thursday, June 14, 2012
entre
Publicado por
Ana V.
às
11:13 PM
TAGS Luis Sepúlveda, Mia Couto, Mulheres
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment