light gazing, ışığa bakmak

Monday, March 25, 2013

limpeza de primavera

não sei se temos limpeza de primavera como a spring cleaning, não sei se a spring cleaning é própria de regiões com neve em que se fica refém em casa própria durante uns meses de inverno e onde nesta altura se podem abrir as janelas e expulsar espíritos e outras aparições juntamente com o pó e o cotão acumulado debaixo dos móveis.

foram dias nesta tarefa de excomungar objectos e refugo e posso agora dizer que ficou feito o essencial. o essencial como mínimo.

esta palavra tem aplicações sui generis. o essencial de Camões, por exemplo, resume em algumas páginas a vida e obra do grande poeta para que os alunos do secundário possam mais facilmente decorar a "matéria" (o meu pai diz que matéria era bem outra coisa quando ele era miúdo), assim como o essencial dos descobrimentos ou da peste negra ou das cruzadas, é o essencial de ideias feitas para aplicação indolor e a sobrevivência da pátria de heróis, com o devido respeito.

na tv o essencial aparece sempre que cortam a palavra a alguém. aqui fica o essencial da opinião de blablabla e cortam a palavra ao desgraçado.


No comments:

 
Share