light gazing, ışığa bakmak

Monday, August 12, 2013

'Bilmiyorum, ben hiç ona oy vermedim.' (ou 'não sei, eu não votei nele')

outra entrevista que gostaria de ler traduzida.

('If you want to foretell the future, the importance of literary novels in Europe will be reduced in the West'...
Journalists call, "Orhan Bey, the art of the novel is dying," they say. No, it doesn't die. Still going strong, everyone says, everyone wants to read.)
sobre a transformação do género romance, um género ligado à existência de uma classe média. Pamuk vê a perda de influência do género na Europa (eu também mas por razões diferentes, eu vejo-a pela intromissão do mercado na expressão de ideias) e a emergência de novos leitores e escritores resultado da formação de classes médias fora da europa, China e Índia.

- -
em Amsterdão os passaportes são verificados à porta do avião, nem se chega a pisar solo holandês e estamos já a ser verificados: assim é processada a entrada na sagrada europa. aborrece-me isto, o polícia que me olha para o passaporte e que apalpa a fotografia diz bom dia e obrigado em português enquanto pergunta para onde vou. Portugal. sim, mas onde: lisboa, porto, faro? não sei porque diabo tenho de lhe dizer para que cidade de Portugal vou. na segunda barreira, depois de termos tirado cintos e moedas, o strip habitual, um holandês à minha frente na fila olha para o meu livro 'Pamuk! li, gostei muito!' e trocamos leituras e preferências. por um momento que é breve a minha fé na Holanda é restabelecida.


No comments:

 
Share