light gazing, ışığa bakmak

Sunday, October 20, 2013

Mimar Sinan


o desenho da mesquita Süleymaniye (obrigada Armando!) e não da Şehzade, mas terei de confirmar. a Süleymaniye, onde não entrámos (por enquanto), é a mesquita da terceira colina e foi desenhada por Mimar Sinan para glória do grande Suleiman. cada sultão edificava a mesquita de seu nome. tenho por passar para aqui grandes partes do capítulo dedicado a Sinan no policial A Memento for Istanbul, um livro-guia das épocas importantes da cidade (enfim, quase todas, e o que me deixa a pensar que está na altura de usar o RobKart).


foto daqui. o deslumbramento vertiginoso das ideias puras que, tal como o desenho das catedrais, nos aproximam da claridade da geometria. que se chamem catedrais a campos de bola hoje, e que se acredite na equivalência, é um pouco triste e desolador. os sonhos da humanidade que se objectivam nestas construções fantásticas vão muito para além de um jogo de entretenimento másculo e de movimentações de capital. o jogo e o outro mundo, dois planos. --outro equivalente que encontro é em construções culturais e só me vêm à cabeça Calatrava e Zaha Hadid.

vale a pena ler a história Mimar Sinan, contemporâneo de Leonardo. quem conhece Leonardo? quem conhece Sinan?


a mesquita Selimiye em Edirne é considerada a sua obra-prima.


"While Italian architects from Brunelleschi to Michelangelo contributed to the evolution of large domed churches, a parallel and equally momentous development took place to the southeast in the Ottoman Empire. Mimar Sinan, the Chief of Architects to the Sultans from 1538 to 1588, experimented boldly with domed structure and interior space in a vast array of mosques. On one hand, the architects of the Italian Renaissance conceived their designs in response to the demands of Christianity, and to the architectural theory of humanist scholars. On the other, Sinan, observing traditional principles, oversaw a great metamorphosis of the mosque in the service of Islam. More than any other Ottoman architect he set the course for the design of religious structures for centuries to come. Both architectural traditions, Italian and Ottoman, received influences from the Roman Empire, but western and eastern architects interpreted the Roman and Byzantine legacy in entirely separate ways. Naturally the buildings that they erected differed in terms of structure, space, symbolism and ornament."
(daqui)

de histórias mal-contadas vivemos nós quase sempre. a vida de Khayyam é surpreendente, mais conhecido pelos rubai ao vinho, mas eminente sábio, matemático, filósofo e astrónomo, admirador do ilustre Avicena, Ibn Sīnā. assim era o ano mil. quem éramos nós no ano mil? para o saber, deesconfio, é preciso ler Umberto Eco. (um salto de quinhentos anos, meio minuto, entre Omar e Sinan).

No comments:

 
Share