em Galinha com Ameixas de que não gostei, afinal nem Persepolis tinha visto. mas Golshifteh é tão bonita. aqui, em The Patience Stone. em 2013 Farahani vai ser Kimia.
foi preciso, aparentemente, passar por Satrapi para chegar a Atiq Rahimi, vencedor de um Goncourt e realizador de The Patience Stone. sobre este filme e a criação de Farahani fiquei sem palavras: poderosas imagens, avassaladora história de uma mulher, uma qualquer, a viver no Afeganistão. a crítica anglo-saxónica pode até ser bem intencionada mas leio sempre 'um qualquer país do médio oriente'. Afeganistão é médio oriente? não sei. as imagens são claras: a mulher vive no Afeganistão e nós, que a olhamos, vivemos com ela. inesquecível e revelador, o choque de ter conhecido esta mulher e de ter estado nesta casa onde vive é ainda demasiado recente para que eu possa dizer alguma coisa sobre ela.
em st. malo: should literature be political?
('Samuel Beckett was my model')
('it is renewing the self through that contact')

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