light gazing, ışığa bakmak

Tuesday, November 19, 2013

Golshifteh Farahani em Sange Saboor, de Atiq Rahimi

em Galinha com Ameixas de que não gostei, afinal nem Persepolis tinha visto. mas Golshifteh é tão bonita. aqui, em The Patience Stone. em 2013 Farahani vai ser Kimia.



foi preciso, aparentemente, passar por Satrapi para chegar a Atiq Rahimi, vencedor de um Goncourt e realizador de The Patience Stone. sobre este filme e a criação de Farahani fiquei sem palavras: poderosas imagens, avassaladora história de uma mulher, uma qualquer, a viver no Afeganistão. a crítica anglo-saxónica pode até ser bem intencionada mas leio sempre 'um qualquer país do médio oriente'. Afeganistão é médio oriente? não sei. as imagens são claras: a mulher vive no Afeganistão e nós, que a olhamos, vivemos com ela. inesquecível e revelador, o choque de ter conhecido esta mulher e de ter estado nesta casa onde vive é ainda demasiado recente para que eu possa dizer alguma coisa sobre ela.

em st. malo: should literature be political?


('Samuel Beckett was my model')








('it is renewing the self through that contact')


No comments:

 
Share