light gazing, ışığa bakmak

Wednesday, February 19, 2014

tapete voador

"A função do tapete era simplesmente a de impedir a passagem do frio. Só mais tarde, este objecto, puramente funcional, ganhou um outro estatuto que lhe advém da associação de elementos decorativos que valorizam mais o que, só por si, já tinha um elevado valor do ponto de vista utilitário.

Os tapetes orientais fizeram-se, quase exclusivamente, num formato rectangular. Um tapete rectangular pode dizer-nos algo sobre a sua finalidade e idade através do seu tamanho. Actualmente, analisamos os tapetes de forma particular, repartindo o conjunto em diversas partes. Desse modo, temos como elemento principal o campo central, onde geralmente se encontram os medalhões. Seguem-se as barras internas, principal e externa, podendo ainda existir entre elas umas pequenas linhas decoradas com motivos geométricos, as quais são denominadas de galões. Estes também não têm uma localização exacta, podendo encontrar-se entre o campo e a barra interna, ou no meio desta com a barra principal, ou ainda junto à barra externa.

Mais uma vez, é na arte e na religião que os tecelões sorveram a inspiração para os seus trabalhos, não só pelos motivos que copiam, mas também pela própria divisão que fazem do tapete. São essas divisões, em particular as barras, que permitem ao artista fazer o tapete à medida do que lhe é pedido, visto que não há qualquer limite estipulado de barras, personalizando desse modo a sua forma.

Desde o fim do séc. XIX que os tapetes orientais são tecidos para um mercado ocidental, sendo comuns as medidas 9x12 e 8x10, que foram standardizadas para o Ocidente.

As primeiras gerações de tapetes eram tecidas em diferentes tamanhos, conforme as necessidades locais.

O quarto persa do séc. XIX é tradicionalmente pequeno em relação ao seu tamanho, e o seu chão estava geralmente coberto por um arranjo de quatro carpetes: a carpete central ou mian farsh, que normalmente mede entre 6x12 ou 8x20 e estava orientada ao longo do eixo central do quarto; em cada um dos lados (esq/dto), os kenerehs, carpetes longas e estreitas; no fim, estendido no ângulo direito deste arranjo, o kellegi que mede usualmente entre 5x10 ou 7x14."
(a Tricana no fb)

pudesse, estava capaz de exprimir o amor que tenho a estes tapetes.



No comments:

 
Share