light gazing, ışığa bakmak

Monday, April 28, 2014

eleven:

será possível (eu que não ando sem telefone nem para os locais mais impensáveis) me ter esquecido do telefone/câmara para o almoço no Eleven? ah-

calculámos: a enorme bandeira portuguesa é feita por cinco faixas de verde para sete faixas de vermelho, essa é a proporção (tenho andando entretida com proporções: 70% de água para o pão, dez por cento de lexívia para a mistura desinfectante caseira, dois terços de açúcar para três de água para a calda do baba au rhum ou será ao contrário).

a última vez que lá fui foi especial, a a. ainda lá estava, era noite. de dia, a paisagem para lisboa até ao rio é deslumbrante. no largo em baixo duas roulotes, uma de hamburgueres, algumas cadeiras. no outrora controverso monumento de Cutileiro, excursões de turistas hoponhopoff a tirar fotos. o Eleven tem rooftop (a Vilma foi lá, disseram-me), tem estacionamento fácil, tem a vista e a bandeira, e tem um dos mais antigos chefs de Lisboa, Joachim Koerper, que a meio da refeição nos veio cumprimentar e perguntar se estava tudo bem. estava. A sua filosofia é simples, como todas as coisas boas da vida: utilizar apenas produtos naturais e frescos e trabalhá-los com arte e criatividade.

por pessoa pagámos 20 euros pelo Lisboa Restaurante Week, o que é um preço risível para a qualidade e quantidade de ingredientes. do menú elaborado para este evento (com uma capa feita para o evento a explicar a natureza do mesmo, o que nunca ainda encontrei em nenhum dos restaurantes participantes), gostámos de tudo mas particularmente: do amuse bouche de polenta e a mistura bonita entre camarão e manga; do pão de azeitonas que nos levou a falar de pão e do crescente fértil e do zine de pão e do seu isco, da cebola caramelizada, que star, da carne, da pele da garoupa que foi a melhor que já comi até hoje, o lindo gaspacho, os quadradinhos de tomate carregados de sabor a campo, da perfeitíssima sericaia e do gelado que vou tentar copiar.

totalmente a não perder: fazer espera em todos os Restaurante Week para lá voltar, ali o cliente é verdadeiramente bem-vindo. mas esperar para quê: inacreditavelmente um menú de almoço semanal de um prato pode ficar por quinze euros. bem gostaria de estar num dos jantares de Babette, ou no jantar guerrilha, em plano visitar o L'And Vineyards já para não falar no Cheira a Lisboa, mas esse era perdido em mim.



Chef Joachim Koerper - L'AND - from Carlos Vieira on Vimeo.

No comments:

 
Share