light gazing, ışığa bakmak

Monday, July 28, 2014

cascais

no face:
Carta de Vila
Junho 7, 1364 no Paço da Alcáçova de Santarém
"Dom Pedro, pela graça de Deus, rei de Portugal e do Algarve, a quantos esta carta virem faço saber que os homens-bons de Cascais me enviaram dizer que fosse minha mercê de os fazer isentos da sujeição de Sintra, cuja aldeia era, e lhes outorgasse que o dito logo de Cascais fosse vila por si e houvesse por si jurisdição e juízes para fazer direito e justiça, e os outros oficiais que fossem compridoiros para bom regimento desse lugar; e que eles dariam a mim em cada ano 200 libras mais, além daquilo que me
rendiam os meus direitos que eu havia do dito logo."
Foi nestes termos que D. Pedro I, O Justo, elevou a pequena aldeia de pescadores a Vila para "serviço de Deus e meu e guarda da minha terra" apartando Cascais do concelho de Sintra.


No comments:

 
Share