light gazing, ışığa bakmak

Saturday, September 6, 2014

novidades imperdíveis da 'rentrée'

um título bombástico só para chamar a atenção, mas é verdade: há algumas novidades imperdíveis. (um parêntesis para lembrar o aniversário de uma data fatídica, a noite de 6 para 7 de Setembro em Beyoglu, a Septemvriana, quando uma multidão de  arruaceiros e criminosos instigados pelo governo de então, assassinaram, violaram, destruíram e expulsaram os gregos da então Constantinopla. outra queda populacional: 119.882 cidadãos de origem grega em Istambul em 1927 para cerca de 7000 em 1978. esta noite está descrita por vários escritores turcos da actualidade que a lembram com desgosto e revolta, um deles Altun no Sultão de Bizâncio.)

e as novidades:
a abertura hoje de uma nova livraria em Lisboa, desde logo motivo para celebrar. é a livraria do Sr. Teste que até agora funcionava apenas online. a cara oculta é a de Ricardo Ribeiro da antiga Trama. a nova livraria está instalada na Sociedade Guilherme Cossoul na avenida dom carlos I. o que tem de especial? vende exclusivamente livros bons (quero ver alguém contrariar isto).

outra novidade é a criação da Maria Amélia. nem há nada a dizer senão expressar amor por este projecto. ficam as palavras da criadora, mais do que suficientes e que ultrapassam as que eu poderia dizer: "A Mariamélia nasce de um desejo de produzir, desenhar e redesenhar objectos que nos transportam — no espaço e no tempo — ao sítio das memórias.Inspirada em antepassados, em lugares antigos e num tempo diferente, é uma personagem a guiar-nos pelo desenho de peças únicas, de técnicas esquecidas e de práticas abandonadas. Inventa um conjunto de objectos que nos seduzem pelo desenho e por aquilo que evocam. As peças reunidas à volta dela são sempre únicas, com um autor e uma história por trás."

(imagem Maria Amélia)

não é novidade nenhuma mas é preciso lê-lo sempre porque todos os textos podem ser classificados como 'novidades imperdíveis da rentrée", da entrada e da saída: Rui Manuel Amaral no Bicho Ruim.

outra não novidade mas uma história de memórias, de silêncio, do puro momento e da evocação, a série de Heidi Romano no instagram #insearchofstillness.



No comments:

 
Share