Fosse no bom antigamente e eu seria bruxa, alquimista, por tantas razões que seria inútil contá-las todas antes do fogo divino da redenção. Se me interrogassem, vomitava logo tudo, o que sabia e o que inventava, num delírio de Santa Teresa, entregava família e toda a santa igreja. Que ardesse mas que não me consumisse sozinha...
O coleccionável nº 6 da Blue Cooking que tive o maior prazer de comprar por 1,80 euros muito bem gastos acaba de me ajudar a voltar às práticas alquímicas, abandonadas no calor do Verão. O regresso foi certeiro e em força com uma Salada de Frango e Manga que de simplista tem apenas o nome. Chutney de manga, mostarda de Dijon, sumo de lima, açafrão, coco tostado... assim se aguçam logo os palatos curiosos, como o meu. O resultado final no prato é estrondoso... laranja sobre o verde veludo do espinafre. As muitas palavras são precisas e merecidas para servir este prato e para falar da revista Blue Cooking.
A ideia das revistas Blue é desde o início muito boa. A Blue Cooking aproveita os recursos das "irmãs" e consegue ser feita por menos pessoas do que os dedos de uma mão. Um patrocínio forte por revista e eis que ficamos a ganhar, nós que nos viciámos nestas artes encantatórias. Este coleccionável nº 6 foi patrocinado pelos iogurtes Danone, sorte nossa, que lucrámos algumas refeições saudáveis. Quando o patrocínio era da Essência do Vinho, eu discordava em geral dos "pairings" que se faziam. Mas enfim, uma crítica desactualizada.
Para já, e apesar dos avisos do copyright, não posso deixar de servir esta salada que julgo da bancada de Mafalda Pinto Leite. Apenas como aperitivo para comprar esta revista, toda ela deliciosa e imperdível.
Para já, e apesar dos avisos do copyright, não posso deixar de servir esta salada que julgo da bancada de Mafalda Pinto Leite. Apenas como aperitivo para comprar esta revista, toda ela deliciosa e imperdível.
Para acompanhar, um Patagonia Bee da Inti-Zen ("soothe the words"), chá preto com aroma de mel, baunilha e cacau mexicano, da "tea blender" Inés Berton e uma sobremesa de maçã e alperce biológicos da Clearspring.
---
---
Salada de Frango e Manga
Ingredientes:
1/2 chávena de coco ralado
1 iogurte natural
1/2 chávena de coentros picados
2 c.sopa sumo de lima
2 c.sopa de chutney de manga
1 c.sopa mostarda de Dijon
1 c.chá de açafrão
1/4 c.chá pimenta de caiena
sal e pimenta q.b.
1 frango assado desfiado
(ou 3 peitos grelhados com tempero picante, uma melhor opção)
1 manga cortada em cubos
1 saco de espinafres bebés
Aquecer o forno a 180º. Espalhar o coco num tabuleiro de ir ao forno e deixar tostar, virando de vez em quando até ficar dourado, cerca de 8 a 10 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer.
Misturar o iogurte, coentros, sumo de lima, chutney, mostarda, o açafrão e a caiena. Temperar a gosto com sal e pimenta. Adicionar o frango desfiado (ou apenas em pedaços ou cubos), a manga e misturar. Servir por cima dos espinafres e polvilhar com coco. Pessoalmente, preferi fazer a cama verde, deitar-lhe a mistura frango/manga, regar com duas colheres de sopa do molho e polvilhar com o coco. Mais visual, mariquices.
---
(mangueira do Havai)
Para me redimir do pecado da gula e do prazer dos olhos, as palavras de um poema encontrado por Sharon Brogan.
Para me redimir do pecado da gula e do prazer dos olhos, as palavras de um poema encontrado por Sharon Brogan.
"Place (slender) mango slice exposing ends, Pare away (exquisite) remaining bits of skin, Slice (perfumed) flesh makes two rounded shapes, Without peeling slice (precious) close to the pit, On both sides cutting (abundance) cubes of mango serve (divine) mango." (Oratory Poems de Sharon Brogan)
Que profissão deliciosa: "tea blender"!
No comments:
Post a Comment