Foi através do Museu de Arte Contemporânea de Houston, cidade-touro em movimento , que conheci o projecto de Dawoud Bei: de Março a Maio de 2008, Bei instalará naquele Museu um novo capítulo do projecto que tem vindo a desenvolver desde 1999 e que pretende desmontar a ideia feita ou transmitida sobre o que são os adolescentes hoje. Como ideia não me impressiona assim tanto, mas o resultado é surpreendente e vale também pelo seu valor de intervenção social. Dar um espelho a quem, vivendo em imagens artificiais e por meio delas, não se consegue vislumbrar a si próprio.
Dawoud Bey expõe retratos quase "naïve" de adolescentes, acompanhados por legendas sonoras - entrevistas em que os próprios falam de si, com uma candura infantil.
Deixo aqui Simone, da Kenwood Academy High School.
Aqui, a entrevista em .mp3 (2MB)
"Eu ando no liceu de Kenwood e Kenwood é 90% negro e... 3% asiáticos e... basicamente o resto são brancos. Eu sempre fui, tipo, a minoria na minha escola por isso não me aborrece, a não ser que seja um problema para as outras pessoas - aí já me chateia. Acho que algumas pessoas assumem que eu sou diferente quando não é assim necessariamente, porque eu sou a única branca na aula e acho que eles pensam que eu não quero falar com eles ou qualquer coisa, mas... eu sou um bocado calada na aula. Eles assumem que eu tenho alguma coisa contra eles, mas não têm nenhuma razão para pensar assim. Não sei, perguntam-me se já, tipo, tive amigos negros e eu digo - eu tenho amigos negros. Vocês não sabem quem são os meus amigos e... Já me perguntaram se eu alguma vez andava com um negro e coisas assim. Eu disse que sim, andava e que já namorei com negros e que tenho montes de amigos negros. Não só sou uma das muito poucas pessoas que andam com negros mas também não sou exactamente rica.
Por isso, tipo, não sei, isto afecta-me muito quando é para poder fazer algumas coisas, como, hmm, havia uma coisa que eu queria fazer. Era uma coisa de paleontologia no Verão. Era com a Universidade de Chicago. Não sei onde eles foram, mas foram, foram embora durante um mês e parece que foi mesmo fixe. E era só para minorias, e eu é que senti que era uma minoria. Fiquei chateada. Eu disse que me ia inscrever à mesma... não não inscrevi."
Este é um projecto que gostaria de ver em Lisboa.
(imagens do liceu Kenwood)
light gazing, ışığa bakmak
Thursday, October 25, 2007
Os "teenagers" de Dawoud Bey
Publicado por Ana V. às 5:56 PM
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment