light gazing, ışığa bakmak

Friday, November 23, 2007

Cinema de Animação em Portugal: Zepe ou José Pedro Cavalheiro

Abi Feijó no Porto e José Pedro Cavalheiro, Zepe, em Lisboa. Esta a geografia do cinema de animação em Portugal, decerto reduzindo a pó e de um modo incrivelmente injusto um batalhão de gente interessada, nova, interessante e muito activa. Mas os veteranos falam alto.

Zepe foi concorrente no Cinanima deste ano e venceu o prémio António Gaio com o filme "Cândido". Infelizmente e porque encontrar portugueses online não é tão fácil como devia ser, não encontrei nenhuma parte de "Cândido", nem em filme nem em imagens. Os artistas mais novos estão mais presentes online. Pode parecer supérfluo, mas não é. O que existe, está online.

Fundador do CITEN, o Centro de Imagem e Técnicas Narrativas na Gulbenkian, depois CAMJAP, José Pedro Cavalheiro é responsável por muito do que tem sido feito em Lisboa nos últimos anos. O CITEN tem sido um centro de formação importante. Não estando dentro das razões e explicações, estranhei muito a sua integração na Faculdade de Belas Artes. Uma maneira da Gulbenkian subsidiar o Estado? Uma maneira de se ver livre de um encargo? Seja qual for a razão, a animação deve ficar a perder. Posso estar errada...

"José Pedro Cavalheiro (Zepe) nasceu em 1956. Licenciou-se em Cinematografia Experimental de Animação da Escola Superior de Arquitectura e Artes Visuais, de Bruxelas. Foi bolseiro do Pannonia FilmStudio em Kécskemet (Hungria) e estagiou no Estúdio Graphoui em Bruxelas (Bélgica). O seu percurso, marcado vincadamente pelo cinema de animação, tem sido complementado com outras formações (workshops de Sistemas Interactivos, Argumento, Flash MX, Teatro de Sombras, Imagem Virtual e Sistemas 3D). Desde 1988 que é Coordenador Pedagógico do CITEN - Centro de Imagem e Técnicas Narrativas, da Fundação Calouste Gulbenkian. É sócio fundador das produtoras Filmógrafo, Animais, Insectos Multimédia, e membro fundador da Cartoon Portugal. O seu trabalho denota uma forte investigação sobre o movimento, onde o desenho está na raiz de tudo e o digital é utilizado como uma ferramenta." (do site Curtas Metragens)

Aproveito para sugerir uma visita ao site do CIEAM - Centro de Investigação e de Estudos de Arte e Multimédia da Faculdade de Belas Artes, do qual que José Pedro Cavalheiro é Assistente Convidado. Os cursos parecem muito interessantes: Animação de Volumes, Animação em Desenho, Argumento, Banda Desenhada e Ilustração. José Pedro Cavalheiro coordena os cursos de Banda Desenhada e de Animação em desenho, ambos a começar em Fevereiro de 2008.

Deixo as imagens possíveis, raptadas pela câmara de abrantes, o filme anterior ao premiado "Cândido", o incontornável "Stuart".




2 comments:

Rodrigo Caetano da Costa said...

Realmente só li este post hoje, dia 6.10.2010, mas parece-me que já foi escrito há uns tempos. Só queria comentar quanto ao "a animação vai perder" com a entrada do Zepe na FBAUL. Sou aluno do Zepe, e como futuro animador que aspiro ser, agradeço pela presença de um professor que realmente sabe do que fala. Para formar bem, é preciso saber fazer, e ele sabe, e portanto tem muito a transmitir-nos. Dentro de uns anos quem sabe não consegues ver futuros animadores que começaram com as aulas do Zepe, e se for por aí e todos aproveitarem como eu tento, creio que vai compensar a curto prazo.
Bom comentário.

Ana V. said...

Em 2007... Obrigada pelo comentário e boa sorte para o futuro.

 
Share